Dominando o WhatsApp: Melhores Práticas para Potencializar seu Canal de Comunicação

Boas práticas canal WhatsApp
O WhatsApp Business API possui políticas e recomendações bastante claras sobre o que pode ou não ser feito no serviço, e conhecê-las vai evitar que a sua empresa tenha más surpresas durante o processo. Abaixo, reunimos as principais dicas e boas práticas para o contato da sua empresa no aplicativo.
Como forma de garantir que o WhatsApp Business API não se transforme em um canal de SPAM, o WhatsApp colocou o opt-in e o opt-out como requisitos essenciais para a comunicação ativa entre empresas e clientes.
OPT-IN
De forma prática, o opt-in é o aceite, a permissão que o cliente fornece para que a empresa possa conversar com ele no WhatsApp. O opt-in pode ser feito em um canal externo (SMS, email, website, aplicativo, etc) ou dentro do próprio WhatsApp, nos casos em que o cliente entrar em contato com a empresa primeiro.
OPT-OUT
Por outro lado, o opt-out é uma recusa por parte do usuário de conversar ou receber conteúdos da sua empresa no WhatsApp — e essa vontade tem que ser garantida e obedecida.
Colher o opt-in do seu usuário não é complicado. Porém, por mais flexibilidade que as empresas tenham nesse processo, outro ponto que conta muito para o WhatsApp são os bloqueios e denúncias de usuários contra as marcas.
Portanto, é essencial que a sua empresa adote boas práticas no canal, para manter a alta qualidade da comunicação e saúde do seu número.
Em primeiro lugar, respeite a vontade do usuário.
A prioridade do WhatsApp é oferecer aos usuários a melhor experiência possível no aplicativo. Então, se o seu contato ferir alguma das regras da política do serviço, sua empresa pode nem chegar a ter uma conta aprovada e ativada, ou ainda sofrer diversas penalidades e até mesmo ser banida.
Principais Regras:
- Só se comunicar de forma ativa com os clientes que deram o opt-in;
- Desativar a comunicação com os clientes que deram opt-out;
- Não enviar mensagens de publicidade, marketing ou promocional, a menos que você possua autorização do usuário;
Práticas Recomendadas:
- Deixe claro que o cliente está optando por receber mensagens da sua empresa no WhatsApp;
- Deixe claro quais são os tipos de mensagens que as pessoas vão receber (por exemplo, atualizações de entrega);
- Evite enviar mensagens com muita frequência para os clientes;
- Ofereça instruções claras sobre como os usuários podem se descadastrar da comunicação com sua empresa e honre esse pedido;
- Não ser irritante e/ou repetitivo com os usuários;
Os principais motivos que levam ao banimento de um número de WhatsApp:
- Transmissão de vírus e spam;
- Propagação de Fake News;
- Ter uma quantidade considerável de bloqueio por parte dos demais usuários; · Hackear os servidores do WhatsApp ou utilizar recursos tecnológicos para espionar as mensagens de outros usuários;
- Envio de mensagens massivas para lista de contatos;
- Iniciar conversas com usuários que não possuem seu contato cadastrado no celular;
- Conteúdo impróprio (Denunciado pelo usuário receptor);
- Conteúdo sem engajamento (o cliente apenas ignora e não responde nada);
- Usar versões não-oficiais do aplicativo WhatsApp no celular;
- Fingir ser outra pessoa.
- Regras internas Meta que não são de conhecimento público.
Saiba mais sobre a Política de mensagens WhatsApp Business:
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